31 de janeiro de 2012

Significado dos documentos do Vaticano II

O que significam os documentos do concílio do vaticano segundo para a nossa igreja nos dias de hoje ? Poderíamos afirmar que todos os documentos do Concílio Vaticano II são para os dias de hoje?Sabe por que?
jurandir fernandes vieira

Os assuntos tratados e os documentos publicados pelo Vaticano II são de uma grande atualidade. São como uma grande resposta às interrogações de hoje.
O que significam os documentos deste Concílio? Veja, primeiro, o que disse o Papa João XXIII que iniciou

O Concílio Vaticano II foi aberto em 11 de outubro de 1962 pelo papa João XXIII, e concluiu em 7 de dezembro de 1965, pelo papa Paulo VI. Neste dia o papa João XXIII disse: "Todos os Concílios celebrados na história, tanto os 20 Concílios Ecumênicos, como os inúmeros Provinciais e Regionais, também importantes, testemunham claramente a vitalidade da Igreja Católica e constituem pontos luminosos da sua história." E disse mais o Bom Papa, no seu discurso inaugural:
"Ao lado dos motivos de alegria espiritual, é também verdade que sobre esta história se estende ainda, por mais de 19 séculos, uma nuvem de tristeza e de provações. Não é sem motivo que o velho Simeão manifestou a Maria, Mãe de Jesus, aquela profecia, que foi e permanece verdadeira:  « Este menino está posto para ruína e para ressurreição de muitos, e será sinal de contradição » (Lc 2, 34). E o próprio Jesus, chegando à idade adulta, fixou bem claramente a atitude que o mundo havia de continuar a tomar perante a sua pessoa através dos séculos, ao pronunciar aquelas palavras misteriosas: « Quem vos ouve, a mim ouve » (Lc 10, 16); e com aquelas outras, citadas pelo mesmo evangelista: « Quem não está comigo, está contra mim; e quem não recolhe comigo, desperdiça » (Lc 11, 23).
O grande problema, proposto ao mundo, depois de quase dois milênios, continua o mesmo. Cristo sempre a brilhar no centro da história e da vida; os homens ou estão com ele e com a sua Igreja, e então gozam da luz, da bondade, da ordem e da paz; ou estão sem ele, ou contra ele, e deliberadamente contra a sua Igreja: tornam-se motivo de confusão, causando aspereza nas relações humanas, e perigos contínuos de guerras fratricidas.
Os Concílios Ecumênicos, todas as vezes que se reúnem, são celebração solene da união de Cristo e da sua Igreja, e por isso levam à irradiação universal da verdade, à reta direção da vida individual, doméstica e social; ao reforço das energias espirituais, em perene elevação para os bens verdadeiros e eternos. "
(Se quiser, leia na íntegra o discurso do papa João XXIII e o do papa Paulo VI,  neste blog. No menu: Vaticano II).

Quais são os documentos publicados pelo Vaticano II?
Veja o título dos 16 documentos do Vaticano II  e sobre o que trataram:

Constituições 
Dei Verbum - SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
  Lumen Gentium - SOBRE A IGREJA
  Sacrosanctum Concilium - SOBRE A SAGRADA LITURGIA
  Gaudium et Spes - SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL

Declarações  
Gravissimum Educationis - SOBRE A EDUCAÇÃO CRISTÃ
  Nostra Aetate - SOBRE A IGREJA E AS RELIGIÕES NÃO-CRISTÃS
  Dignitatis Humanae - SOBRE A LIBERDADE RELIGIOSA

Decretos
Ad Gentes - SOBRE A ATIVIDADE MISSIONÁRIA  DA IGREJA
Presbyterorum Ordinis - SOBRE O MINISTÉRIO E A VIDA DOS SACERDOTES
Apostolicam Actuositatem - SOBRE O APOSTOLADO DOS LEIGOS
Optatam Totius - SOBRE A FORMAÇÃO SACERDOTAL
Perfectae Caritatis - SOBRE A CONVENIENTE RENOVAÇÃO DA VIDA RELIGIOSA
Christus Dominus - SOBRE O MÚNUS PASTORAL DOS BISPOS NA IGREJA
Unitatis Redintegratio - SOBRE O ECUMENISMO
Orientalium Ecclesiarum - SOBRE AS IGREJAS ORIENTAIS CATÓLICAS
Inter Mirifica - SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

(Veja cada um destes Documentos do Vaticano II, em cerca de 12 línguas, entre elas, o português, acessando o Site do Vaticano).

Como vê, os assuntos tratados e os documentos publicados pelo Vaticano II são de uma grande atualidade. São como uma grande resposta às interrogações de hoje.

É preciso que sejam conhecidos e assumidos na vida de nossas comunidades.

<P>

Nenhum comentário:

Postar um comentário