30 de agosto de 2013

Santo protetor dos que tem dificuldade para ouvir (surdos)

Gostaria saber, qual o Santo e/ou santa protetor dos ouvidos 
e em que dia(s) se comemoram suas mortes. Desde já agradecido, Ricardo

São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Saboia) em 1567, primogênito de treze irmãos, foi educado no Colégio de Clermont, em Paris, estudou em Annecy e em Pádua, na Itália; recebeu o doutoramento em leis com 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote apesar da oposição da família. Foi ordenado em 1593, tornando-se reitor em Genebra, Suíça. Após, foi para Chablais, cantão suíço na região da Saboia, onde foi pároco, e onde trouxe 8.000 calvinistas de volta à Igreja. 

Em 1599 Francisco foi indicado como bispo coadjutor em Genebra, tendo sucedido como bispo em 1602. Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos. 

Ele e Santa Joana Francisca de Chantal, de quem foi diretor espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Também fundou varias escolas e estabilizou a Igreja na região. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo. Faleceu em Lyon em 1622. Os seus restos mortais se encontram na Igreja da Visitação em Annecy. 

Dois dos seus escritos, "Introdução à Vida Devota" e o "Tratado do Amor de Deus" são considerados clássicos espirituais. 

Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo Papa Alexandre VII e em 1877 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX. Foi declarado em 1923, pelo Papa Pio XI, patrono da imprensa católica. O seu dia é celebrado em 24 de janeiro. 

Segundo Joseph Ratzinger (papa Bento XVI) , Francisco de Sales procurou criar uma forma de piedade acessível aos não piedosos. Neste ponto teria antecipado em parte a espiritualidade de Teresa de Lisieux, a do "pequeno caminho", a de uma vida voltada para Cristo com simplicidade, sem buscar coisas grandes, com paciência e sem heroísmos. 

Dizia Francisco: "Um bispo não deve nem pode viver como um cartuxo; os casados, como os capuchinhos; os artesãos, como os religiosos contemplativos, que passam metade do dia e metade da noite em oração. Seria uma piedade tola e ridícula. Cada um segundo a sua espécie. Deus deseja todos os frutos. A verdadeira piedade não destrói, mas enobrece e embeleza." 
"O ruído faz pouco bem, o bem faz pouco ruído."
São Francisco de Sales é BISPO E DOUTOR DA IGREJA (1567- 1622). É também protetor dos jornalistas e a data em que é comemorado é  24 de janeiro.

Curiosidades 

Em 1632, na exumação dos seus restos mortais, o seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo. 

Dom Bosco denominou sua comunidade de Salesiana em homenagem a São Francisco de Sales. 

São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um outro título, ou seja, o de Padroeiro dos de Difícil Audição (surdos). 

• Ratzinger, Joseph - Homilia na festa de São Francisco de Sales, no Angerkloster, Munique, 24 de janeiro de 1982 em Homilias sobre os Santos; trad. Roberto Vidal da Silva Martins - São Paulo: Quadrante, 2007.

 Esperamos obter por sua intercessão, a doçura e simplicidade nas relações com o próximo, aliadas à prudência que adverte dos perigos a evitar. Assim nos ensina Madre Teresa: 

“Tenhamos para com o próximo um coração cheio de doçura, de suavidade, de caridade fraterna, aprendamos de Jesus a dar-nos sem medida. Nosso próximo, quem quer que ele seja, traz a imagem, a semelhança da divindade. Como podemos deixar de amá-lo?” 




3 comentários: