1 de novembro de 2017

CÉU. O que é?

Cândida dos Santos pergunta:
Por que a Igreja celebra todos os santos?
Todos os Santos, Finados, Céu. O que é o céu? 

Cândida, é bom recordar nossa devoção a santos especiais. Mas, nenhum santo cura, liberta ou faz milagre. O único que faz milagre é Deus, mas Ele quis, por intercessão da Virgem Maria, dos santos e dos anjos, distribuir as suas graças.

No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a solenidade de Todos os Santos. No Brasil, liturgicamente, a solenidade é celebrada no domingo seguinte, dia 5, em 2017. 

A  vocação à santidade é universal, ou seja, não é reservada  a alguns apenas. Todos os homens e mulheres são chamados a serem santos. As pessoas que correspondem a este chamado, e que, portanto, viveram e morreram em Cristo, se encontram com Ele no céu.  Mas o que é o céu? 

Na oração do Pai-Nosso, rezamos que Deus está nos Céus. Mas onde é esse Céu? A Igreja instrui que “essa expressão bíblica não significa um lugar – “o espaço”–, mas uma maneira de ser. Não o afastamento de Deus. Nosso Pai não está “em outro lugar”, Ele está “para além de tudo” quanto possamos conceber a respeito de sua Santidade. Porque Ele é três vezes Santo, está bem próximo do coração humilde e contrito” (CIC - Catecismo da Igreja Católica 2794).

“Esse mistério de comunhão bem-aventurada com Deus, e com todos os que estão em Cristo, supera toda compreensão e toda imaginação” (CIC 1027).

"O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele” (CIC 1026).

No Livro do Apocalipse, capítulo 20, São João afirma que é uma multidão. Porém, nem todos chegarão a ser canonizados pela Igreja; então, esta solenidade de Todos os Santos existe para recordar todos os fiéis que estão no céu.

O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva” (CIC 1023-1024).

São Paulo diz que  o céu Deus “preparou para os que o amam. É algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu” (1Cor 2,9). Diz ainda que lá no céu não haverá mais dor, sofrimento, doença, angústia, tristeza, abatimento e desespero, porque “agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face” (1Cor13,12).

Padre Zezinho, scj, numa de suas canções diz que "o céu não fica lá em cima, aqui também é céu, depende do que a gente faz com a paz que nosso Deus nos dá". Canta Ele: "Das coisas que aprendi, uma delas é que Deus está aqui". Podemos também cantar esta canção, se temos fé!

Ir. Patricia Silva, fsp


Nenhum comentário:

Postar um comentário