Francisca: Gostaria de saber como acompanhar a Jornada Mundial da Juventude aqui no Brasil.
Francisca, estamos praticamente às vésperas da JMJ 16, em Cracóvia, na Polônia. Passamos a você algumas informações e no final, os contatos na web, e redes sociais.
Francisca, estamos praticamente às vésperas da JMJ 16, em Cracóvia, na Polônia. Passamos a você algumas informações e no final, os contatos na web, e redes sociais.
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5,7)
A Jornada Mundial da Juventude, maior evento da juventude mundial, realiza-se em Cracóvia, na Polônia, de 25 de julho a 1º de agosto de 2016.
O tema da Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia, são as palavras: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5,7) . Papa Francisco escolheu o lema da quinta das oito bem-aventuranças, falada por Jesus no Sermão, na costa do Mar da Galileia. Ele queria salientar a importância das palavras de Cristo sobre a natureza da felicidade, porque elas são o coração do ensino do Senhor Jesus, que no seu primeiro sermão, nos propôs oito atitudes para o Reino dos Céus.
Patronos
Santa Faustina e João Paulo II são patronos da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia. Quando o verão de 1938, com 18 anos, Karol Wojtyla chegou a Cracóvia para iniciar os estudos na Universidade Jagiellonian, a irmã Faustina, com 33 anos de idade, vivia no mosteiro, em Cracóvia. Ela morreu no dia 5 de outubro, quando Carol começava os estudos na Faculdade.
Eles nunca se encontraram, mas a providência de Deus, de uma maneira especial, encaminhou o seu destino: João Paulo II canonizou Irmã Faustina, e estabeleceu em toda a Igreja a festa da Divina Misericórdia. Os dois santos de Cracóvia - apóstolos da Divina Misericórdia - são os patronos da Jornada Mundial da Juventude, em 2016. Suas vidas são exemplos para nós de profunda confiança na misericórdia de Deus, expressa nas palavras: Jesus, eu confio em você.
João Paulo II foi o iniciador e fundador das Jornadas Mundiais da Juventude. O papa visitou sua terra natal nove vezes: em 1979, 1983, 1987, 1991, 1995, 1997, 1999. A última foi em agosto de 2002. Todas as vezes ele se reuniu com a juventude polonesa.
A página da JMJ 2016, no Facebook, traduzida em 20 línguas, teve mais de 1,5 milhões de curtidas em todo o mundo. Por outro lado, o Twitter, em 13 línguas, conta com 220 mil seguidores.
O site - www.krakow2016.com/pt/
A hashtag para seguir o evento é #KRAKOW2016.
A JMJ também está presente no Instagram, Snapchat, Pinterest, Flickr e nas outras redes sociais.
Para permitir aos participantes terem informações úteis durante a sua estadia em terras polonesas, foi projetado um aplicativo gratuito, disponível em nove línguas, e também um mapa e um guia móvel.