25 de janeiro de 2024

470 anos da cidade de São Paulo. O que destacar?

 




População da cidade de São Paulo

Com 11.451.245, a população da cidade de São Paulo é quase o equivalente a 2.354 municípios brasileiros, de acordo com dados do Censo 2022, publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Divulgado no final de 2022, o levantamento indica que a região metropolitana chegou a marca de 21,9 milhões de moradores.


Da pequena vila à metrópole, 

a cidade contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Brasil

Origem do nome

São Paulo, uma das maiores metrópoles brasileiras e um dos lugares mais diversificados do Brasil, abrigando mais de 70 nacionalidades diferentes entre seus habitantes, comemora seus 470 anos na quinta-feira, 25. Muitos não sabem, no entanto,  a origem do seu nome é bíblica, já que homenageia o apóstolo Paulo. No dia do aniversário da cidade, 25 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia da conversão de Paulo de Tarso ao cristianismo.

O próprio padre José de Anchieta escreveu em carta à Companhia de Jesus a respeito da conversão de Paulo de Tarso e a cidade:

"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo. Por isso, a ele dedicamos nossa casa!". 

Os primeiros anos: missão jesuíta e colonização (1554-1700)

Nos primeiros anos após sua fundação em 1554, a cidade testemunhou a consolidação da missão jesuíta São Paulo de Piratininga, liderada pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. 

São José de Anchieta, apóstolo do Brasil e modelo de evangelização. Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta foi beatificado, em 22 de junho de 1980, pelo Papa São João Paulo II; e, no dia 3 de abril de 2014, foi declarado santo pelo Papa Francisco.

Primeiro catequista do Brasil e padroeiro dos catequistas

Em 2015, a Congregação para o Culto Divino e Sacramentos aceitou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e declarou São José de Anchieta o padroeiro dos catequistas do Brasil.

Oração a São José de Anchieta

São José de Anchieta,

Apóstolo do Brasil,

Poeta da Virgem Maria,

Intercede por nós hoje e sempre.

Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus

Como tu o serviste nos mais pobres e necessitados.

Protege-nos de todos os males

Do corpo e da alma.

E, se for vontade de Deus,

Alcança-nos a graça que agora te pedimos

(pede-se a graça)

São José de Anchieta, rogai por nós!

Períodos de desenvolvimento (1700-1900)

No século XIX, São Paulo experimentou um notável desenvolvimento econômico com a expansão da lavoura de café. A escravização em massa e a imigração europeia foram elementos-chave desse período. 

Já no século XX, foi a industrialização que transformou a cidade em um centro urbano e econômico, contribuindo para a diversificação da população e cultura. A migração interna intensificou-se, criando desafios urbanos, mas também fortalecendo a identidade paulistana.




Identidade paulistana: desafios e inovação

A identidade de São Paulo é uma mistura única de elementos culturais, econômicos e urbanos. Como centro cosmopolita, absorve influências de todo o mundo, refletindo-se na diversidade de sua gastronomia, nas artes e nas tradições. A diversidade étnica e linguística, resultante das imigrações, contribui para a riqueza da cidade. 

Figuras históricas influentes (1554-2022)

Ao longo dos séculos, várias figuras históricas desempenharam papéis importantes:

– Padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta: fundadores da missão jesuíta.

– Bandeirantes como Antônio Raposo Tavares e Fernão Dias, marcando a expansão territorial.

– Mário de Andrade, contribuindo para o movimento modernista brasileiro.

– Família Matarazzo, pioneira na industrialização.

– Washington Luís, promovendo a modernização e urbanização, e desenvolvimento do sistema viário.

– Miguel Reale, fundamental na elaboração do Plano Diretor de 1971 – marco no planejamento urbano da cidade .

Curiosidades históricas de São Paulo

– Origem do Nome: São Paulo foi fundada em homenagem ao apóstolo Paulo, no Dia da Conversão de São Paulo, 25 de janeiro.

– Língua Talian: Em bairros como Bixiga, é possível encontrar falantes do “talian,” uma variação do italiano.

– Criador do Código de Trânsito: O jurista Paulo de Barros Carvalho teve papel fundamental na criação do Código de Trânsito Brasileiro.

– Torre do Banespa: Inspirada no Empire State Building, foi o edifício mais alto da América Latina.

-Data importante: 9 de julho

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um levante armado protagonizado por São Paulo e iniciado em 9 de julho de 1932. O levante manifestou a insatisfação dos paulistas com o governo de Getúlio Vargas, sobretudo pela centralização de poder imposta pelo governo. É correto afirmar que São Paulo perdeu mais ganhou essa Revolução?

São Paulo perdeu militarmente a Revolução de 1932, mas ganhou os rumos transformadores e modernizadores. O poeta Guilherme de Almeida escreveu o

- Hino Paulista da Revolução de 32 

(letra: Guilherme de Almeida)

Nove de julho

Nove de Julho é a luz da Pátria

Data imortal deste berço augusto

Os bandeirantes denodados

Deste São Paulo vanguardeiro e justo


Nove de Julho é a glória do Brasil

Cantado por São Paulo

Sob um lindo céu de anil

Nove de Julho é a luz da Pátria

Data imortal deste berço augusto

Os bandeirantes denodados

Deste São Paulo vanguardeiro e justo


Nove de Julho heróica é bela data

Marco inicial da jornada democrata

Piratininga terra do trabalho

Onde são reis, a enxada e o malho


Seu povo altivo vai espalhando

Amor pela Pátria e vai cantando

Solo querido, terra amorosa

Pátria de bravos, sempre formosa

 MMDC  Monumento e Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932


Cada face do Monumento esta orientada para os quatro pontos cardeais e cada uma delas, com suas respectivas esculturas e alto-relevos representa 100 anos da história de São Paulo. A praça onde emerge o Monumento no Ibirapuera simboliza um coração: coração na terra, que no seu interior abriga a cripta em forma de cruz grega sustentada por arcos que lembram as tradicionais arcadas da Faculdade de Direto do Largo São Francisco, berço do movimento de 32.

Foi por esta razão que o escultor concebeu a iluminação da cripta do Monumento, vinda do chão, como a lembrar a luz mortos que vem da terra. São três as portas de bronze que conduzem do exterior do Monumento ao interior da cripta e vale ressaltar que todas elas abrem- se para o exterior, para o mundo tal como os portais dos cemitérios da Velha Europa, terra natal de seu Avô .

Bem no centro da cruz localiza-se a estátua em mármore do Soldado Desconhecido, que repousa sobre um bloco de mármore maciço, com os nomes inscritos dos quatro primeiros caídos pela Revolução. Esse bloco de mármore, por sua vez, está sobre uma Bandeira Paulista em preto e vermelho, que, obviamente, não se vê. E sob ela estão depositados os restos mortais de Miragaia, Martins, Drausio e Camargo, além de Paulo Virgínio.

A sigla M.M.D.C. representa as iniciais de quatro jovens paulistas (Mário Martins de Almeida; Euclides Miragaia; Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Américo Camargo de Andrade) que foram mortos durante o protesto, em São Paulo,  contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas.

– Vale do Anhangabaú: Originalmente um rio canalizado para prevenir enchentes. O nome “Anhangabaú” significa “mau espírito” em tupi-guarani.

– Frota de Helicópteros: São Paulo possui uma das maiores frotas do mundo.


– Parque Ibirapuera - Inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

O nome Ibirapuera vem do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por ser a região um brejo. Na época da colonização, era uma aldeia indígena, que depois deu lugar a chácaras e pastagens, usadas pelas boiadas que se dirigiam ao Matadouro Municipal, no bairro de Vila Mariana.

- O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, em um edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982 para abrigar o museu.

– Museu da Língua Portuguesa: Primeiro museu do mundo totalmente dedicado a um idioma.

- MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um centro cultural e museu de arte brasileiro fundado em 1947 pelo empresário e jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Fica na  Av. Paulista, 1578.

- Memorial da América Latina -  fundado em 1989, com o objetivo promover a integração cultural e política dos povos de língua portuguesa e hispano-americana. Conta não apenas com exposições, sempre gratuitas, mas também com peças de teatro, shows e espetáculos de dança, entre outros eventos.

- A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. A Pinacoteca é um excelente museu, pois conta com um acervo impressionante. Há várias tipos de obras de arte, como show de luzes e esculturas, além dos quadros de pinturas. Dentre os quadros há pinturas de artistas famosos juntamente com outros que não são muito conhecidos.



- Catedral da  Sé - a história da Catedral começa em 1589, quando o cacique Tibiriçá, em acordo com os missionários jesuítas, escolheu um terreno onde seria construída a primeira igreja. Era um local simples, feito de taipa de pilão, na época, chamada de Igreja Matriz da pequena Vila de São Paulo de Piratininga. 

A construção da atual Catedral da Sé foi iniciada no ano de 1913 e inaugurada em 1954. Está situada na Praça da Sé, no Marco Zero. É Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.

- Em 1931, chegaram da Itália, os padres e irmãos Paulinos, e as Irmãs Paulinas com a missão de evangelizar com o testemunho de seguimento de Jesus e  a comunicação da Palavra de Deus.

Transformação de uma vila em metrópole global

Um especialista comenta que a transformação de São Paulo de uma pequena vila para uma das maiores metrópoles do mundo ocorreu ao longo de vários séculos. “A fundação da missão jesuíta em 1554 foi um ponto inicial, seguido pela atividade dos bandeirantes e pela exploração do ouro, ao longo do século XVIII. Contudo, foi o crescimento vertiginoso da cafeicultura que impulsionou a economia e a da cidade”, diz ele. 

A imigração europeia e a industrialização no século XX contribuíram para a diversificação étnica e o crescimento populacional. A cidade se tornou um centro global com foco em serviços, finanças e tecnologia. Apesar dos desafios urbanos, São Paulo demonstra resiliência e inovação, refletindo sua complexa evolução ao longo do tempo.

Contribuições para o desenvolvimento do Brasil

São Paulo desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do Brasil, especialmente nos aspectos econômicos. Destacou-se no ciclo do café e na subsequente industrialização, tornando-se um polo financeiro e comercial de grande importância. A imigração europeia contribuiu para a rica diversidade cultural da cidade. Como centro tecnológico, financeiro e comercial, a metrópole exerce uma influência significativa no desenvolvimento do país. 

Considerando todas as áreas de desenvolvimento: populacional, cultural, artística, econômica, política, educacional, saúde, pesquisa, tecnológica, São Paulo é um verdadeiro motor do progresso brasileiro.



Oração a São Paulo

Ó São Paulo, que, de perseguidor dos cristãos, vos tornastes grande apóstolo, e que para anunciar Jesus Cristo ao mundo inteiro, sofrestes prisões, flagelações, apedrejamentos, naufrágios e perseguições, alcançai-nos a graça da contínua conversão para o bem. Amém.     


Patrícia Silva, fsp

 https://focandovida.blogspot.com/


Fontes:  Internet, freepik