13 de janeiro de 2012

Oração pessoal ou comunitária?

Senhores, tirem essa dúvida minha. No Evangelho diz Jesus: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles" Quero saber se eu rezo sozinho tem o mesmo valor? Abraços-  César

Muito interessante sua pergunta, César.
Olhe, tem grande valor a sua oração individual. O próprio Jesus se retira muitas vezes na solidão, à noite, de preferência na montanha, para orar. E, na sua oração, leva toda a humanidade, glorifica e bendiz o Pai. Reza constantemente. Até na cruz, quando diz: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Jesus também nos diz como devemos orar: podemos entrar no quarto, e rezar “no segredo”. “Quando fores rezar, entra no teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai, que vê o escondido” (Mt 6,6).
Ele diz também: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,20).
E em vários momentos Jesus esteve em oração com os apóstolos, com o povo, na Sinagoga, no Templo. Entende-se, então, o valor da oração da Igreja. Juntos, em nome dele, do Senhor.
Sugiro a você a reflexão sobre este fascinante tema da oração, no Catecismo da Igreja Católica, dos parágrafos 2559 a 2672.
<P>

Nenhum comentário:

Postar um comentário