31 de janeiro de 2014

Como superar a infidelidade


Li  2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17 e fiquei muito intrigada...Davi era ungido de Deus, escolhido por ele. de acordo com esta leitura, ele praticou o pecado de desejar a mulher do próximo, inclusive mandando dar cabo á vida de Urias, esposo de  Betsabeia, a qual ele viu se banhando e mandou buscá-la para se deitar com ele, ou seja, houve traição, mando de assassinato, etc...Então, era diferente dos tempos de hoje? Ou estou errada? Por favor, me ajudem a entender. Obrigada
Paula

Prezada Paula
Compreendemos seu questionamento. Você tem razão em sentir-se indignada.
Davi era o escolhido entre seus irmãos para ser o rei. Foi ungido e realizou também tantas coisas bonitas em favor do povo e por Deus. Foi muito lamentável este acontecimento em que traiu Urias cometendo adultério com a esposa dele. Houve, como você disse: traição,assassinato. E, também, adultério. Acima de tudo, infidelidade a Deus.

O texto que lemos, hoje, 2Sm 11, dizia no segundo versículo: "uma tarde Davi levantou-se da cama e se pôs a passear pelo terraço do palácio. E do terraço viu uma mulher banhando-se..." Veja como  começa a tentação: era hora da sesta, Davi, ocioso, passeia e olha curioso. Tudo, do alto do terraço, ou seja, da altura do seu poder real que ordena, manda, exige. 

Davi se informa sobre a mulher e manda buscá-la. Segue-se o adultério, o pânico da mulher que fica grávida, o ardiloso plano do rei para enganar o marido dela, Urias. E no caso do fracasso deste plano, faz outro, imensamente cruel para matar Urias. Tentando justificar-se, covardemente Davi manda mensagem a Joab dizendo: "Guerra é asim mesmo: um dia cai um, outro dia cai outro". Consuma cinicamente sua maldade tentando consolar Joab pela morte de Urias.

Aparentemente, salvaram-se a autoridade e o prestígio do rei. Mas, Deus se põe do lado do fraco. Calou-se a consciência de Davi ou, abafou-se.

Os homens podem se calar, mostrar aparência de honestidade, retidão, mas a Palavra de Deus, não. Na presença de Natã, é o próprio Davi que se julga e se condena. E reconhece: "Pequei contra o Senhor!" (2Sm 12).
Iluminado pela Palavra de Deus, Davi se vê como é e confessa seu pecado. Estes sentimentos de Davi são rezados no Salmo 51.

Você pergunta também, se hoje é diferente.
Se observarmos um pouco o que acontece à nossa volta, nos noticiários, nas novelas, entre as famílias, há, infelizmente, muita semelhança. O que desejamos é que, em cada caso, haja como houve com Davi, a presença da luz da Palavra de Deus, a penitência, a reconciliação com Deus e com os irmãos.
<br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário