O motivo do meu contato é que quero muito saber mais sobre os Profetas. Estou preparando uma catequese. Quero ter mais informações.
ValériaO profeta na Bíblia é pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.
A palavra "profeta" vem do grego e significa "interprete" ou "porta-voz", fala em nome de Deus.
Perversos, leões famintos, fornalhas ardentes... Nenhum obstáculo podia deter os profetas e impelidos de cumprir a vontade de Deus. Que doce lição para as nossas crianças! Jamais devemos deixar de lado nossos objetivos e princípios, ainda que as pessoas e circunstâncias à nossa volta pareçam desfavoráveis. Quem confia no Senhor, sabe que Ele sempre abençoa aqueles que permanecem no caminho do bem e na verdade.
Na Bíblia aparecem os profetas maiores que são quatro: Isaías, Jeremias (que também escreveu Lamentações), Ezequiel, Daniel. Os menores são doze: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias,
Podemos perceber duas grandes características na atividade dos profetas:
- Exigência de conversão, para mudar o sistema social, a fim de que o julgamento de Deus não recaia sobre o povo. Esse tema é predominante nos profetas.
- Anúncio de esperança, para encorajar e estimular o povo, que tinha perdido sua terra e corria o perigo de perder a própria identidade. Esse anúncio fazia retomar a caminhada da reconstrução, recuperando a fé em Javé e os valores históricos alcançados em nome dessa mesma fé.
Os livros proféticos testemunham a vida e atividade de homens que possuem fé profunda e vigorosa; procuram levar o povo a um relacionamento sempre renovado e responsável com o Deus.
Vocação dos profetas
Toda e qualquer vocação profética está no experimentar a santidade de Deus. Só a partir dessa experiência é que alguém pode reconhecer a própria relatividade («Estou perdido») e desvendar as ideologias que se tornaram absolutas. Assim, a segurança com que o profeta se sente porta-voz de Deus provém do reconhecimento de que Deus é o único Absoluto.
A vocação de Isaías
No ano que morreu o rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. De pé, acima dele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. Eles clamavam uns para os outros: «Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos, a sua glória enche toda a terra». Com o barulho das aclamações, os batentes das portas tremeram e o Templo se encheu de fumaça. Então eu disse: «Ai de mim, estou perdido! Sou homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros, e meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos».
Nesse momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. Com a brasa tocou-me os lábios, e disse: «Veja, isto aqui tocou seus lábios: sua culpa foi removida, seu pecado foi perdoado».
Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: «Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?» Eu respondi: «Aqui estou. Envia-me!» (Is 6,1-8).
Vocação de Jeremias
Recebi a palavra do Senhor que me dizia: «Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações». Mas eu respondi: «Ah, Senhor Deus, eu não sei falar, porque sou jovem». Senhor, porém, me disse: «Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo - oráculo do Senhor».
Então o Senhor estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: «Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca. Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar». (Jr 1,4-10).
Nossa missão de profetas, hoje
O Documento de Aparecida nos lembra:
"Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo" . São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja".
Sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho." (DAp 209-210)
Ir. Patrícia Silva, fsp
patricis.silva@paulinas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário