24 de novembro de 2015

Santo protetor dos ouvidos

Ricardo Uperegrino 
Bom dia na Paz de Cristo Nosso Senhor e Salvador. Gostaria saber, qual o Santo e/ou santa protetor dos ouvidos e em que dia(s) se comemoram suas mortes. Desde já agradecido

Ricardo, São Policarpo é o padroeiro das pessoas que sofrem dores de ouvido. Sua festa se dá em 23 de fevereiro.

Foi Bispo e mártir (69-155), tendo nascido em Esmirna, Ásia Menor, atual Turquia. Os registros sobre sua vida nos foram transmitidos pelo seu biógrafo e discípulo predileto, Irineu, venerado como o “Apóstolo da França” e sucessor de Timóteo em Lion. 

Policarpo foi discípulo do apóstolo João, e teve a oportunidade de conhecer outros apóstolos que conviveram com o Mestre. Ele se tornou um exemplo íntegro de fé e vida, sendo respeitado inclusive pelos adversários. Dezesseis anos depois, Policarpo foi escolhido e consagrado para ser o bispo de Esmirna para a Ásia Menor, pelo próprio apóstolo João, o Evangelista.

Foi amigo de fé e pessoal de Inácio Antioquia, que esteve em sua casa durante seu trajeto para o martírio romano em 107. Este escreveu cartas para Policarpo e para a Igreja de Esmirna, antes de morrer, enaltecendo as qualidades do zeloso bispo. No governo do papa Aniceto, Policarpo visitou Roma, representando as igrejas da Ásia para discutirem sobre a mudança da festa da Páscoa, comemorada em dias diferentes no Oriente e Ocidente.

Apesar de não chegarem a um acôrdo, se despediram celebrando juntos a liturgia, demonstrando união na fé, que não se abalou pela divergência nas questões disciplinares. Ao contrário de Inácio, Policarpo não estava interessado em administração eclesiástica, mas em fortalecer a fé do seu rebanho. Ele escreveu várias cartas, porém a única que se preservou até hoje foi a endereçada aos filipenses no ano 110. Nela, Policarpo exaltou a fé em Cristo, a ser confirmada no trabalho diário e na vida dos cristãos. Também citou a Carta de Paulo aos filipenses, o Evangelho, e repetiu as muitas informações que recebera dos apóstolos, especialmente de João. Por isto, a Igreja o considera “Padre Apostólico”, como foram classificados os primeiros discípulos dos apóstolos.

Durante a perseguição de Marco Aurélio, Policarpo teve uma visão do martírio que o esperava, três dias antes de ser preso. Avisou aos amigos que seria morto pelo fogo. Estava em oração quando foi preso e levado ao tribunal. Diante da insistência do pro cônsul Estácio Quadrado para que renegasse a Cristo, Policarpo disse: “Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Redentor? Ouça bem claro: eu sou cristão”!

Foi condenado e ele mesmo subiu na fogueira e testemunhou para o povo: “Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos”. Mas a profecia de Policarpo não se cumpriu: contam os escritos que, mesmo com a fogueira queimando sob ele e à sua volta, o fogo não o atingiu.

O martírio de Policarpo foi descrito um ano depois de sua morte, em uma carta datada de 23 de fevereiro de 156,enviada pela igreja de Esmirna à igreja de Filomélio. Trata-se do registro mais antigo do martirológio cristão existente.

Oração: Ó Deus, Pai de Bondade, faça que minha palavra console os que sofrem e que minha presença sustente os que vacilam. Faça, também, que eu seja capaz de imitar firmemente seu exemplo e que seja para meus irmãos fonte de alegria, esperança e paz. Amém.


26 comentários:

  1. Preciso uma graça para minha audição que está cada vzs mais difícil. Preciso de um aparelho auditivo.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de uma graça para acabar com zumbido no ouvido que me incomoda muito

    ResponderExcluir
  3. Preciso de uma graças p acabar com zumbido nos ouvidos

    ResponderExcluir
  4. Preciso de uma graça para acabar com zumbido

    ResponderExcluir
  5. Preciso urgente da oração de São policarpio para orar e ficar boa do zumbido no ouvido

    ResponderExcluir
  6. Preciso de uma graça porque minha audição está muito ruim

    ResponderExcluir
  7. Bom dia vcs conseguiram a oração eu tenho 36 anos e tô fazendo tratamento PR meus ouvidos pq o zumbido é de mais insuportável caso não dê resultado terei que usa um aparelho mim ajude aí se vcs conseguirem.obr

    ResponderExcluir
  8. Pessoa em nome de Minha madrinha. Ela n está ouvindo direito ,intercede com nosso senhor q ela fica logo Boa.ela precisa de uma graça meu deus. Amem.

    ResponderExcluir
  9. Preciso de oração para acabar com esse barulho no ouvido, amém Jesus

    ResponderExcluir
  10. Tenho andado com tonturas de cabeça por causa dores ouvidos os tinpares estao a aperta o ekilibrio da cabeça ajude e por favor amem

    ResponderExcluir
  11. São Policarpo...tira de mim essa dor nos meus ouvidos. Esses zumbidos que são terríveis. Interceda por mim, junto à Jesus e Maria. Amém! Eu creio.

    ResponderExcluir
  12. Precisa de uma graça para recuperar minha audição 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Santo Agostinho e São Policarpo os dois são protetores de pessoas com problemas de audição?

    ResponderExcluir
  14. São policarpo. por amor a Jesus Cristo cura o zumbido enlouquecedor de meus ouvidos. creio no seu amor a Jesus. e minha fé trará a cura. amei sua vida e sua obra. Amém

    ResponderExcluir
  15. Exorcise as sentenças proferidas contra minha vida e de minha familia. Se houver um reverendo, vigatio , padre ou bispo especialista. o Espírito Santo dirigirá e juntos expulsaremos esta antiga praga de decadas que nos assola . meu email
    rrobertomsilva@gmail.com..Amém. obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Pedir uma Graça..recuperar a minha audição 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Gratidão 🙏 Preciso acabar com o zumbido no ouvido. Em nome de Jesus Cristo já estou obtive a cura do zumbido!!! 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  18. Peço a cura do zumbido do ouvido do meu pai, meu São policarpo anteceda junto a crito em nome de Jesus amém

    ResponderExcluir
  19. Preciso aumentar a minha audição para ser aprovada em Atestado Médico, para conseguir um trabalho que está a caminho. Meu Santo querido, por misericórdia me conceda essa graça, que com o uso da máscara minha audição ficou ainda mais danificada, tenho medo de não entender o médico.

    ResponderExcluir
  20. são Policarpo interceda a Deus por um amigo surdo que está com sério problema para que ele volte a ouvir

    ResponderExcluir
  21. São Policarpo interceda ao pai pela minha neta Giovanna Dantas de 5 anos, que está com problema de audição,por causa de uma infecção.eu creio que ela ficará curada

    ResponderExcluir