30 de junho de 2014

Quem são os Profetas?


O motivo do meu contato é que quero muito saber mais sobre os Profetas. Estou preparando uma catequese. Quero ter mais informações.
Valéria

Profeta da Biblia
O profeta na Bíblia é pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.
A palavra "profeta" vem do grego e significa "interprete" ou "porta-voz", fala em nome de Deus.
Perversos, leões famintos, fornalhas ardentes... Nenhum obstáculo podia deter os profetas e impelidos de cumprir a vontade de Deus. Que doce lição para as nossas crianças! Jamais devemos deixar de lado nossos objetivos e princípios, ainda que as pessoas e circunstâncias à nossa volta pareçam desfavoráveis. Quem confia no Senhor, sabe que Ele sempre abençoa aqueles que permanecem no caminho do bem e na verdade.
Na Bíblia aparecem  os profetas maiores que são quatro: Isaías, Jeremias (que também escreveu Lamentações), Ezequiel, Daniel. Os menores são doze: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias,

Podemos perceber duas grandes características na atividade dos profetas:

- Exigência de conversão, para mudar o sistema social, a fim de que o julgamento de Deus não recaia sobre o povo. Esse tema é predominante nos profetas.

- Anúncio de esperança, para encorajar e estimular o povo, que tinha perdido sua terra e corria o perigo de perder a própria identidade. Esse anúncio fazia retomar a caminhada da reconstrução, recuperando a fé em Javé e os valores históricos alcançados em nome dessa mesma fé.

Os livros proféticos testemunham a vida e atividade de homens que possuem fé profunda e vigorosa; procuram levar o povo a um relacionamento sempre renovado e responsável com o Deus.

Vocação dos profetas
Toda e qualquer vocação profética está no experimentar a  santidade de Deus. Só a partir dessa experiência é que alguém pode reconhecer a própria relatividade («Estou perdido») e desvendar as ideologias que se tornaram absolutas. Assim, a segurança com que o profeta se sente porta-voz de Deus provém do reconhecimento de que Deus é o único Absoluto.









A vocação de Isaías 
No ano que morreu o rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. De pé, acima dele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. Eles clamavam uns para os outros: «Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos, a sua glória enche toda a terra». Com o barulho das aclamações, os batentes das portas tremeram e o Templo se encheu de fumaça. Então eu disse: «Ai de mim, estou perdido! Sou homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros, e meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos».
Nesse momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz.  Com a brasa tocou-me os lábios, e disse: «Veja, isto aqui tocou seus lábios: sua culpa foi removida, seu pecado foi perdoado».
Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: «Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?» Eu respondi: «Aqui estou. Envia-me!»  (Is 6,1-8).






Vocação de Jeremias
Recebi a palavra do Senhor que me dizia: «Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações».  Mas eu respondi: «Ah, Senhor Deus, eu não sei falar, porque sou jovem». Senhor, porém, me disse: «Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo - oráculo do Senhor».
 Então o Senhor estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: «Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca. Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar». (Jr 1,4-10).



Nossa missão de profetas, hoje
O Documento de Aparecida nos lembra:
"Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo" . São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja".
Sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho." (DAp 209-210)

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricis.silva@paulinas.com.br






30 de maio de 2014

Parecidas, mas diferentes abreviaturas

Atrapalhei-me ao ler o Evangelho. Li Jó e era João. Ficou bem diferente. Pode me ajudar ou explicar a diferença na abreviatura?
Sebastião.

Que pena que lhe aconteceu isto. É tão diferente Jó de João, não é? O que lhe aconteceu, realmente foi desagradável.
Acontece que o Evangelho de João se abrevia desta forma: Jo. Enquanto que o livro de Jó, abrevia-se mesmo como o nome:  .
Que diferença faz um acento, não é?
Com certeza o texto estava abreviado e ficam muitos parecidos. É importante conhecer todas as abreviaturas bíblicas. Normalmente no início de cada Bíblia aparecem todas.
 Veja só como são abreviados os livros bíblicos:



31 de janeiro de 2014

Como superar a infidelidade


Li  2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17 e fiquei muito intrigada...Davi era ungido de Deus, escolhido por ele. de acordo com esta leitura, ele praticou o pecado de desejar a mulher do próximo, inclusive mandando dar cabo á vida de Urias, esposo de  Betsabeia, a qual ele viu se banhando e mandou buscá-la para se deitar com ele, ou seja, houve traição, mando de assassinato, etc...Então, era diferente dos tempos de hoje? Ou estou errada? Por favor, me ajudem a entender. Obrigada
Paula

Prezada Paula
Compreendemos seu questionamento. Você tem razão em sentir-se indignada.
Davi era o escolhido entre seus irmãos para ser o rei. Foi ungido e realizou também tantas coisas bonitas em favor do povo e por Deus. Foi muito lamentável este acontecimento em que traiu Urias cometendo adultério com a esposa dele. Houve, como você disse: traição,assassinato. E, também, adultério. Acima de tudo, infidelidade a Deus.

O texto que lemos, hoje, 2Sm 11, dizia no segundo versículo: "uma tarde Davi levantou-se da cama e se pôs a passear pelo terraço do palácio. E do terraço viu uma mulher banhando-se..." Veja como  começa a tentação: era hora da sesta, Davi, ocioso, passeia e olha curioso. Tudo, do alto do terraço, ou seja, da altura do seu poder real que ordena, manda, exige. 

Davi se informa sobre a mulher e manda buscá-la. Segue-se o adultério, o pânico da mulher que fica grávida, o ardiloso plano do rei para enganar o marido dela, Urias. E no caso do fracasso deste plano, faz outro, imensamente cruel para matar Urias. Tentando justificar-se, covardemente Davi manda mensagem a Joab dizendo: "Guerra é asim mesmo: um dia cai um, outro dia cai outro". Consuma cinicamente sua maldade tentando consolar Joab pela morte de Urias.

Aparentemente, salvaram-se a autoridade e o prestígio do rei. Mas, Deus se põe do lado do fraco. Calou-se a consciência de Davi ou, abafou-se.

Os homens podem se calar, mostrar aparência de honestidade, retidão, mas a Palavra de Deus, não. Na presença de Natã, é o próprio Davi que se julga e se condena. E reconhece: "Pequei contra o Senhor!" (2Sm 12).
Iluminado pela Palavra de Deus, Davi se vê como é e confessa seu pecado. Estes sentimentos de Davi são rezados no Salmo 51.

Você pergunta também, se hoje é diferente.
Se observarmos um pouco o que acontece à nossa volta, nos noticiários, nas novelas, entre as famílias, há, infelizmente, muita semelhança. O que desejamos é que, em cada caso, haja como houve com Davi, a presença da luz da Palavra de Deus, a penitência, a reconciliação com Deus e com os irmãos.
<br>

27 de janeiro de 2014

23 de janeiro de 2014

Incoerência de vida cristã na família


Vera Lúcia:Estou realmente buscando servir a Deus. Preciso de discernimento e sabedoria. Pessoas de minha família buscam Jesus Cristo, mas não deixam hábitos antigos. Um dos meus filhos diz que vai à missa aos domingos, mas na verdade, não vai. Mora com a namorada e diz que vão se casar. Meu esposo colabora na comunidade, participa das missas, mas assiste programas como Big Brother. Se eu questionar, teremos discussões. Silencio e  rezo. Repugna porém esta incoerência.

Querida Vera Lúcia
Graça e Paz!

O que você descreve sobre sua família é comum em diversas famílias. Infelizmente!
Graças a Deus, na sua família está você, como um pára-raio, para alertar, rezar, convidar, propor uma postura coerente com o Evangelho.
Sei que não é fácil. O papa Francisco nos anima, convidando-nos à oração:
“Como é poderosa a oração! Não percamos jamais a coragem de dizer: Dai-nos, Senhor, a vossa paz!”
E disse-nos ainda, qual é o segredo da vida cristã:
” O segredo da vida cristã é o amor.Só o amor preenche os vazios, as voragens que o mal abre nos corações”.
Acredito que seu testemunho é muito importante. Continue fiel, buscando coerência entre fé e vida.
Para você, envio também a Oração à Sagrada Família, do papa Francisco.
Reze-a, diariamente, pensando em sua família e em  outras que passam por situações semelhantes. Divulgue esta oração entre pessoas amigas.
Rezo por você e sempre que se sentir desafiada por alguma situação que fere a família em seus relacionamentos, reze repetidas vezes a oração e saudação de São Paulo: “Graça e Paz!”
Deus a abençoe!


ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA
Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor, a Vós,
com confiança, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
que se possa despertar, em todos, a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.

(papa Francisco)








16 de janeiro de 2014

Os livros da Bíblia

Rodrigo: Tenho uma dificuldade na hora de separar a Bíblia por livros. Preciso separar quais são os livros do evangelho, cartas, profetas... Se for possivel passar todos os livros. Podem me ajudar?

Olá, Rodrigo, esta sua dificuldade é de muitas pessoas. Por isso, publicamos aqui um esquema que pode ser útil a muita gente. Esta é uma biblioteca que todos deveriam ter, ler e tomar como norma de vida.
Obrigada pela sua comunicação. 

5 de novembro de 2013

Novembro Azul

Lilian: E o Novembro Azul?

Olá Lilian,
Existe também o Novembro Azul. Você lembrou bem.
Trata-se da prevenção do câncer de próstata . Veja o que promove o Hospital A.C.Camargo.

QUASE 8 ENTRE 10 DESCOBREM O CÂNCER DE PRÓSTATA EM FASE INICIAL  Levantamento realizado pelo Núcleo de Urologia do A.C.Camargo em parceria com o serviço de Estatística - com base em informações de quase 3 mil pacientes - revela que 7,7 entre 10 homens descobrem o câncer de próstata na fase inicial de desenvolvimento da doença. Em linhas gerais, descobrir o câncer cedo representa a possibilidade do paciente se submeter a terapias menos complexas, com menor necessidade de passar por intervenção cirúrgica mais invasiva e risco também diminuído para o desenvolvimento de metástase e, desta forma, ver suas chances de superar o câncer com ótima qualidade de vida atingir níveis elevados. A pesquisa, coordenada por Gustavo Guimarães, reuniu 2738 homens diagnosticados e tratados no A.C.Camargo desde 2000.

A boa notícia é que 77,06% dos diagnósticos (2110 pacientes) ocorreram quando a doença estava no início de seu desenvolvimento e, em contrapartida, apenas 628 pacientes (22,94%) fizeram o diagnóstico de tumor prostático mais tardiamente, nos estádios III ou IV. Comparativamente, os tumores mais avançados - (Estádio IV) - apresentaram discrepantes índices de sobrevida em 60 meses, indo de 98% nos estádios I e II para 92% em estadio III e 44% em estadio IV. Neste último, a queda está associada, principalmente, ao potencial letal destes tumores devido às metástases. "Enquanto nenhum caso nos três primeiros estádios apresentou metástase, a doença progrediu para outros órgãos no estadio IV em 169 entre 251 casos. Nosso desafio está em oferecer terapias mais eficazes e personalizadas para este grupo de pacientes", destaca Guimarães. 

CORRIDA E CAMINHADA - Fazendo parte da programação alusiva ao Novembro Azul, o A.C.Camargo promove também a 3ª Corrida e Caminhada - Saúde do Homem, que este ano acontece no campus da Capital da Universidade de São Paulo (USP) em circuitos de 5km e 10km. As provas acontecem no domingo, 10 de novembro, com largada a partir das 7 horas. 

"Nossa proposta ao promover a Corrida e Caminhada é evidenciar os benefícios práticos da atividade física para a prevenção de novos casos de câncer em geral e para a redução de casos avançados da doença, que demandam tratamentos mais complexos, afetam muito a qualidade de vida do paciente e diminuem as chances de cura", destaca Guimarães

Mais informações em www.accamargo.org.br/corrida-caminhada